top of page

ESCATOLOGIA

A consumação dos séculos

            Jesus comprou com seu sangue um povo especial, sua propriedade exclusiva, sacerdotes reais, corpo, noiva, edifício. A igreja é composta de cristãos de todos os lugares, nações e povos. Não há distinção de raça, cor, etnia. São lavados e remidos pelo sangue do cordeiro. Não vivem como antinomianos, sem lei ou por conta própria. Vivem em koinonia, comunhão entre os irmãos, liderados por aqueles que o Senhor separou para orientá-los. Neste presente século a igreja é a porta da salvação, como nos tempos de Noé. A igreja aguarda a parousia  do Senhor, sua segunda vinda. Quando o Senhor voltar, recompensará os salvos com galardões e fará uma grande ceia. Todos participarão das bodas do cordeiro.

            Muitos virão em nome de Cristo, se intitulando salvadores do mundo, falsos profetas (Mt 24.5,11).

Mas, e as promessas para Israel?  Desde o retorno dos judeus do exílio babilônico até a morte de Cristo, houve entre os judeus o fortalecimento do monoteísmo. Todavia, a lei que é espiritual, santa e boa tornou-se enferma por causa da carne, por causa da vontade humana. Jesus veio para cumprir a lei, pois esta serviu de aio, condutor a Cristo. O ministério do Espírito foi inaugurado pelo segundo Adão, o espírito vivificante. Na história de Israel se faz um intervalo, surge a igreja. Os que são salvos têm os seus nomes escritos no livro da vida.

“Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano.

Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus. (Lc 10.19-20).

A igreja será arrebatada:

 “Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai.

 Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem.

 Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,

 E não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem.

 Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro;

 Duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra.

 Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.

 Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa.

 Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá.

 Quem é, pois, o servo fiel e prudente, a quem o senhor confiou os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo?

 (Mt 24.36-45)

Com o arrebatamento da igreja, volta-se a ideia de Israel como lugar central de adoração.

Então virá abominação que profetizou o profeta Daniel, no lugar santo. (Mt 24.15). Tem-se a atuação do anticristo no âmbito mundial, para realizar a obra de satanás. Esses dias de grande tribulação serão abreviados “porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais. Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados.” (Mt 24.21-22).

O Senhor voltará com a sua igreja e punirá os ímpios e instaurará com os israelitas que sobreviverem a grande tribulação que se converterem para a vinda do Cristo como juiz, mais os que mantiveram a fé em Jesus, o milênio. O reino de Israel restaurado. Todas as promessas a Israel se cumprirão nesse momento.

“E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar a meu povo, Israel.” (Mt 2.6).

“Jesus lhes respondeu: Em verdade vos digo que vós, os que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel.

 E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe ou mulher, ou filhos, ou campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna.

 Porém muitos primeiros serão últimos; e os últimos, primeiros.” (Mt 19.28-30).(Lc 22.30)

“luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel. (Lc 2.32)

            Logo após o milênio virá o Juízo Final. Todos que morreram antes do surgimento da igreja e depois de seu arrebatamento, participarão. A igreja não é julgada, pois foi comprada com o sangue de Jesus. É o Senhor quem a justifica. “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.” (Jo 5.24).

            “Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória;

E todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas;

            E porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda;

            Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.”

 (Mt 25.31-34).(Mc 13; Lc 21)

            Satanás, seus anjos e os que não fizeram a vontade de Deus, serão lançados no fogo eterno:

            “Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.

            Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;

            Sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me.

            E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos?

            Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer.

            E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.”

 (Mt 25.41-46); (Mc 9.47-48).

            Todos os salvos estarão eternamente no novo céu e nova terra preparada pelo Senhor.

 “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.

            E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.

            E vós sabeis o caminho para onde eu vou.”

 (Jo 14.1-4).

 

 


bottom of page